Â
Â
Realizada em BrasÃlia, a IV Conferência Distrital de Promoção da Igualdade Racial (IV CODIPIR) proporcionou diálogos e debates sobre polÃticas públicas para o combate à discriminação contra as populações negra, cigana, indÃgena e quilombola do DF
Â
No último sábado, 13, o Observatório da Saúde da População Negra participou, junto a lideranças da sociedade civil e representantes do governo, da IV Conferência Distrital de Promoção da Igualdade Racial (IV CODIPIR). A ocasião foi uma preparação para a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá em BrasÃlia em maio de 2018.
Com palestra, plenária e grupos de trabalho, o evento proporcionou diálogos e debates sobre polÃticas públicas para o combate à discriminação contra as populações negra, cigana, indÃgena e quilombola do Distrito Federal. Além da aprovação em plenária do regimento interno da IV CODIPIR, foram construÃdas também novas propostas para o relatório final, que será apresentado na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Na oportunidade, os participantes formaram quatro grupos de trabalhos para discussão e elaboração do relatório final. Cada equipe trabalhou um eixo temático dentro da perspectiva de enfrentamento ao racismo institucional, levantando questões sobre reconhecimento, garantia de justiça e desenvolvimento dos afrodescendentes, povos rom, indÃgenas e quilombolas, bem como sobre discriminação múltipla ou agravada a essas populações. A interseccionalidade com outros segmentos da sociedade esteve presente em algumas discussões, sendo comentadas, por exemplo, questões de gênero, direitos sexuais e reprodutivos e LGBT.
Na ocasião, também foram eleitos 20 delegados para a etapa nacional, sendo 70% de representantes da sociedade civil e 30% do governo local.